Porto Alegre (RS) – Ainda aproveitando a alegria de ser bixo do curso de Nutrição na UFPEL, de Pelotas, Maria Eduarda Yurgel conquistou o título na categoria universitária da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009. A estudante de 17 anos derrotou Cátia Allebrandt (Unisinos) por 6/1, 2/6 e 10/5 na decisão, realizada na tarde deste sábado (09/05), no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre (RS). No masculino, venceu Yuri Radomsky (PUCRS). Ele superou Bruno Savi (Urcamp – Livramento) por 6/2 e 6/4.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
No primeiro set, Maria Eduarda dominou os pontos. No segundo, já sentindo os reflexos do cansaço – antes, ela e Cátia haviam assegurado o primeiro lugar nas duplas –, estabeleceu uma estratégia. “Achei melhor soltar a fim de me guardar para o super tie-break. Aí, respirei. Não teve fundamento técnico, melhor esquerda ou direita. Era só vontade”, contou Maria Eduarda, com os olhos verdes brilhantes. E a viagem-prêmio aos Estados Unidos para os campeões? “Ah, claro, sempre motivou bastante. Mas o mais importante é que continuem realizando torneios universitários como este. O nosso tênis precisa ficar mais forte”, finalizou ela.
Do Itaú, não vai faltar disposição para o suporte. O gerente de ativação e patrocínios esportivos do banco, Wilson Roberto Santoro, garantiu a realização da segunda edição em 2010. “Queremos ajudar no desenvolvimento dos atletas”, afirmou o executivo que veio especialmente de São Paulo para o encerramento da etapa em Porto Alegre. Ele explicou que a sua gerência foi criada exatamente porque o Itaú vai reforçar ainda mais o patrocínio esportivo, área na qual a contribuição é tradicional dentro do cenário brasileiro. “A Copa Itaú já foi um dos principais torneios nacionais na década de 80. Agora, estamos retomando esse projeto graças à Lei de Incentivo ao Esporte”, complementou Santoro.
Pelo desempenho dos estudantes durante os três fins de semana de disputa (12, 14 e 17 anos no masculino e no feminino, em simples e em duplas), a partir de 16 de abril, o Colégio São José, de Pelotas, terminou em primeiro no ranking que definiu a Melhor Instituição de Ensino do Estado, seguido pelo Colégio Anchieta, de Porto Alegre. Entre as universidades, a PUCRS ganhou, enquanto a UFRGS acabou em segundo. Ambas são de Porto Alegre. A Copa Itaú teve a participação de 200 atletas de várias cidades do Rio Grande do Sul.
No fim da tarde, um coquetel reuniu campeões, familiares e personalidades esportivas, marcando o encerramento da etapa gaúcha. Do Rio Grande do Sul, a competição, que teve início no Paraná, em março, realiza a última seletiva da temporada entre instituições de ensino do Estado de São Paulo, de 23 de maio a 16 de junho.
Prêmio – Lançada nesta temporada, a Copa Itaú de Tênis oferece aos campeões de simples de cada seletiva uma viagem aos Estados Unidos, incluindo passagem aérea, treinamento em uma conceituada academia, traslado aeroporto-academia-aeroporto, hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e curso de inglês.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é uma realização do Instituto Tênis com o patrocinio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A etapa gaúcha também conta com o apoio da HP do Brasil, Impressoras e Multifuncionais.
COPA ITAÚ DE TÊNIS ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO 2009 – etapa gaúcha
Ranking Escolas
1) Colégio São José – Pelotas
2) Colégio Anchieta – Porto Alegre
Ranking Universidades
1) PUCRS – Porto Alegre
2) UFRGS – Porto Alegre
Resultados deste sábado (09 de maio)
Semifinais
Cátia Allebrandt (Unisinos) d. Laura Moreira (ESPM-RS) 6/2 6/3
Maria Eduarda Yurgel (UFPEL) d. Helena Guedes (UFRGS) 6/1 6/1
Yuri Radomsky (PUCRS) d. Fernando Fittipaldi (PUCRS) 6/1 6/1
Bruno Savi (Urcamp – Livramento) d. Roger Santos (Ulbra) 6/1 5/0 (retirada)
Finais duplas
Cátia Allebrandt (Unisinos)/M. Eduarda Yurgel ((UFPEL) d. Laura Moreira (ESPM-RS) )/Helena Guedes (UFRGS) 8/5
Carlos Nedel (PUCRS)/Bruno Savi (Urcamp) d. Gabriel Ries (PUCRS)/Roger Santos (Ulbra) 9/7
Finais simples
Yuri Radomsky (PUCRS) d. Bruno Savi (Urcamp – Livramento) 6/2 6/4
Maria Eduarda Yurgel (UFPEL) d. Cátia Allebrandt (Unisinos) 6/1 2/6 10/5