Porto Alegre (RS) – Orlando Luz manteve a trajetória de algoz de cabeças-de-chave na quarta etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, em Porto Alegre (RS). Neste sábado (05/09), o 112 colocado do ranking brasileiro nos 12 anos derrubou o terceiro pré-classificado em três jogos. Nas semifinais, Orlando ganhou do catarinense Ruy Neto, sexto, por 7/5 e 6/3. Antes, havia eliminado Carlos Schneider (RS), oitavo, e Renato Rosa Júnior (SC), o principal favorito. Neste domingo, na luta pelo título e pelos pontos ao ranking nacional, Orlando enfrentará o também gaúcho Pietro Silva, terceiro cabeça, que eliminou o paranaense Sidney Gabriel, segundo, por 4/6, 6/1 6/1. As finais começarão a partir das 8h30min na Associação Leopoldina Juvenil.
Antes mesmo de saber quem seria o adversário na decisão, o estudante da sexta série já disse: “Vou brigar até o fim para ser o campeão”. Depois de duas temporadas na Academia Larri Passos, em Balneário Camboriú, Orlando sente que o aprendizado com o maior técnico do Brasil o está levando a, cada vez mais, aperfeiçoar seu estilo de jogo. “Daqui a dois anos, vou me mudar pra lá”, antecipa o tenista que treina no Clube Comercial de Carazinho. Contudo, é tudo feito com aquela dificuldade já conhecida dentro do esporte. O pai e técnico Orlando – pai e filho têm o mesmo nome – explica que só vieram à Capital gaúcha porque a Stara Implementos Agrícolas arcou com as despesas da viagem. A empresa tem sede em Não-Me-Toque, a poucos quilômetros de Carazinho, no Noroeste gaúcho.
Nos 14 anos, a número 2 do País, a catarinense Ana Baran, e a número 3, a paulista Carolina Meligeni Alves, vão fazer a final. Aliás, elas têm estado bastante juntas. Ou se enfrentando – na etapa de Campinas (SP), Carolina, sobrinha de Fernando Meligeni, levou a melhor nas semi –, ou atuando nas duplas do mesmo lado da quadra, como em Porto Alegre. “Para mim, o que importa é estar focada, jogando com intensidade, pois o resultado vem junto”, afirma, com seriedade, Carolina, um bebê que, logo a conseguir ficar em pé, já arrastava uma raquete.
Os tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino, buscam pontos para o ranking do circuito, que premia o campeão da temporada, em cada categoria, com uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
Prêmio – A edição de 2009 da Credicard MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Curitiba (PR) e Campinas (SP). Após os jogos em Porto Alegre, a disputa segue para Uberlândia (MG). Os oito atletas que conquistarem o maior número de pontos nestas quatro etapas, em cada categoria, garantem vaga no Master, programado para o início de novembro, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. Após o Master, o ranking do circuito é consolidado, premiando os líderes com a viagem e a ajuda de custo.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Seguros Unimed, academia Sanchez-Casal, Confederação Brasileira de Tênis e Revista Tennis View. Também apoiam a terceira etapa a Associação Leopoldina Juvenil, o Hotel Blue Tree Tower e a Federação Gaúcha de Tênis.