Porto Alegre (RS) – A paulista Carolina Meligeni Alves saiu da quadra da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS), satisfeita consigo mesma. A conquista do título nos 14 anos na quarta etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009 – depois de vencer a vice-líder do ranking brasileiro, a catarinense Ana Baran, por 6/3 e /64 – foi consequência da mudança de sua atitude mental. “Eu era muito negativa, se perdia um game, reclamava muito e ficava brava. Agora, estou mais confiante e agressiva”, compara a número 3 do País. Na manhã deste domingo, foram definidos os campeões das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no masculino e feminino, do circuito que conta pontos para o ranking nacional. A próxima etapa da Credicard será na cidade mineira de Uberlândia, de 21 a 17 de setembro.
Uma temporada na casa do avô materno, Oswaldo Meligeni, 68 anos, em Angra dos Reis (RJ), foi providencial para Carolina. “Ele é muito sábio e me mostrou como devia pensar e acreditar”, conta Carolina, lembrando que, naturalmente, o fato de desde sempre conviver no mundo do tênis profissional também tem sido importante – seus pais, Flávio e Paula, são técnicos, e o tio, Fernando, converteu-se em um dos jogadores que ajudou a construir a história do esporte no Brasil. Neste processo de amadurecimento, seus técnicos da academia Tella Tênis também tiveram papel decisivo.
Carolina já havia sido campeã na segunda etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup, em Curitiba (PR). Agora, seguirá para Uberlândia. Está focada no objetivo de assegurar o prêmio da temporada: em cada categoria, o primeiro colocado do ranking do circuito, terá direito a uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. “Um período no Exterior ajuda a melhorar todo o nosso tênis”, garante Carolina.
Nos 14 anos, o baiano Silas Cerqueira, segundo da lista, ganhou do catarinense João Walendowsky, número 1, por 6/1 e 7/5. Após um primeiro set relativamente fácil, no segundo, a história foi outra. “Acho que relaxei um pouco, e ele ficou mais solto. Aí, tive que correr muito”, contou Silas, aliviado pela vitória. Em sua primeira participação na Credicard MasterCard Junior’s Cup, o gaúcho Orlando Luz, 112, esteve perto de garantir o primeiro lugar nos 12 anos. Contudo, o também gaúcho Pietro Silva, terceiro, virou a partida e venceu por 2/6, 7/6 (5) e 6/1. No feminino, a favorita Júlia Gomide (SP) manteve a regularidade de toda a competição, superando Lara Soares (DF) por duplo 6/2.
A paulista Manoela Chiacchio ficou impressionada com sua adversária na final dos 16 anos, a catarinense Luana Trautwein. “Ela aparecia em todas as bolas. No primeiro, eu abri 4/1 e, no segundo, 5/2. Tive que ser mais persistente do que ela”, explicou Manoela, quinta do Brasil e vice-campeã da etapa de Campinas, vencedora por duplo 6/4. Já o paranaense André Tavares e o paulista Raul Francisquiny se enfrentaram pela sexta vez neste ano. Ao ganhar por 6/3 e 6/3, André abriu 4 a 2. “Como nos conhecemos bem, sabemos o que temos de fazer, porém o fato de eu ter corrido muito e de quadra estar pesada me favoreceram”, disse o campeão em Santos e vice em Campinas.
Nos 18 anos, a final no masculino foi marcada pelo jogo de fundo de quadra. Só que o paranaense Thiago Zoller, 11 do ranking, demonstrou mais foco e teimosia. “É, foi bem disputado, mas deu para conquistar o meu primeiro título na Credicard’’, comemorou Thiago, estudante do segundo semestre de Administração. No feminino, a gaúcha Marina Bohrer, quarta da lista nacional, teve a cumplicidade da torcida diante da paulista Flávia Araújo, sétima, por 5/7, 6/4 e 6/4.
A temporada – Estiveram em Porto Alegre, desde a última quarta-feira, 157 tenistas de 10 federações nacionais – SC, PR, RS, SP, RJ, MG, DF, BA, PA e MS. A edição de 2009 da Credicard MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Curitiba (PR) e Campinas (SP). Com o término dos jogos em Porto Alegre, a disputa segue para Uberlândia (MG). Os oito atletas que conquistarem o maior número de pontos nestas quatro etapas, em cada categoria, garantem vaga no Master, programado para o início de novembro, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. Após o Master, o ranking do circuito é consolidado, premiando os líderes com a viagem e a ajuda de custo.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Seguros Unimed, academia Sanchez-Casal, Confederação Brasileira de Tênis e Revista Tennis View. Também apoiaram a terceira etapa a Associação Leopoldina Juvenil, o Hotel Blue Tree Tower e a Federação Gaúcha de Tênis.