Axsel de Lima, 17 anos, atual pupilo de Flávio Saretta e que começou no tênis pegando bola, está na final da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, em São Paulo. Neste sábado ele derrotou dois favoritos para avançar à decisão e enfrentar, no domingo, às 10h, na USP, o cabeça-de-chave 1, Lucas Vaz (Fleming), em busca do prêmio inédito, uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais conceituadas academias de tênis do mundo, a Sanchez-Casal, na Espanha.
Ele começou o sábado ganhando do cabeça-de-chave 2, Firmiano Filho (Granja Vianna), por 6/2 7/5, para depois vencer Guilherme Lima (Ruy Barbosa), por 6/2 6/0 e garantir a vaga na final contra Lucas Vaz, que venceu Caio Martins (Progresso), por 6/4 6/3.
“Não pensava em ir para a final. Me inscrevi no torneio para jogar e agora vou ter que lutar muito, dar tudo de mim para ganhar esse prêmio,” conta Axsel, estudante do colégio estadual Romeu Moraes, que começou no tênis aos 12 anos de idade, no Projeto social Bola Dentro, incentivado pelo pai que também foi pegador de bola, e desde o final do ano passado treina com Fleavio Saretta, no Palmeiras.
“Ganhei um campeonato da Federação no Palmeiras, me viram jogando lá e me convidaram para treinar com a equipe do Saretta. Quando olhei para ele a primeira vez, fiquei sem saber o que falar, pensando: nossa, será que é ele mesmo.?”
Mas, a relação do fã com o ídolo logo se transformou em uma entre pupilo e técnico e assim que a partida terminou, Axsel foi ligar para Saretta. “Treinar com ele é muito bom. Ele é muito bravo, exigente e te ensina a sempre dar o máximo,” contou o tenista com nome de estrela de rock, em homenagem ao líder do Guns N’ Roses, Axl Rose, mas que quer mesmo é ser como o ídolo do tênis mundial, Rafael Nadal e ir treinar no país do astro, a Espanha.
“O Nadal é o meu favorito, porque ele tem muita raça. É um exemplo pra gente.”
Independente do resultado na Copa Itaú, Axsel sabe que tem um longo caminho pela frente. Quer se tornar tenista profissional. Para isso não larga a raquete jamais. Dorme com a raqueteira do lado da cama. Treina todos os dias com Saretta e quando não está no Palmeiras, bate bola com os ex-companheiros do Projeto Bola Dentro, nas quadras do Parque Villa Lobos, onde ele um dia já foi pegador de bola.
A decisão feminina da categoria 18 anos será entre as favoritas ao título, a cabeça-de-chave 1 Manoela Chiacchio (Soc. Campineira), que venceu Ana Pinto (Ateneu), por 6/2 6/4 e Liz Bogarin (Lydia Kitz), campeã no ano passado, que passou por Gabriela Andrade (Caran), por 6/2 6/1.
O domingo terá também as finais da categoria 12 anos, que não aconteceu na semana passada devido à chuva. Igor Schattan (Jean Piaget) enfrenta Lucas Santos (Sto. Antonio) e Ana Luiza Farinha (São Luis) joga contra Leticia Salgado (Rosário).
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, ressaltando a importância de manter o foco na formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com jogos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, até o dia 30 de maio. Ainda há inscrições abertas para diferentes categorias e estados no www.trysports.com.br.
A COMPETIÇÃO – Lançada em 2009, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Univeristário trouxe ao Brasil um novo modelo de auxílio no desenvolvimento de tenistas. Agora, os atletas que já levam o nome de seus clubes e academias a diferentes regiões do Brasil por meio de competições promovidas pelas federações e confederação, também terão a oportunidade de representar suas instituições de ensino dentro de quadra. Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia-a-dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. No ano passado, a competição premiou 24 campeões com uma viagem aos Estados Unidos, e neste ano, de acordo com o plano de expansão do torneio que incluiu no calendário a etapa do Rio de Janeiro, o número de beneficiados sobe para 32.
Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – Enquanto a Copa Itaú está na sua segunda etapa em São Paulo, no Paraná ela já começou e prossegue até o dia 18 de abril. Nesta semana está sendo disputada a categoria 14 anos. No Rio Grande do Sul o início está marcado para o dia 05 de maio e no Rio de Janeiro, para o dia 08. Todas as inscrições podem ser feitas através do www.trysports.com.br.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Programação Domingo
10h
Finais de simples
12 anos
Ana Farinha (São Luis) x Letícia Salgado (Rosário)
Igor Schattan (Jean Piaget) x Lucas Santos (Sto. Antonio)
18 anos
Manoela Chiacchio (Soc. Campineira) x Liz Bogarin (Lydia Kitz)
Lucas Vaz (Fleming) x Axsel Lima (Romeu Moraes)
Cronograma
São Paulo
Local: Cepeusp – Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – Praça 02,Prof. Rubião Meira,61 (São Paulo/ SP)
Informações: sp@copateniseu.com.br
Fax: (11) 5049-2899
categoria 12 anos – de 01 a 04 de abril – inscrições encerradas
categoria 18 anos – de 08 a 11 de abril – inscrições encerradas
categoria 14 anos – de 15 a 18 de abril – inscrições encerradas
categoria universitário – de 22 a 25 abril – inscrições até o dia 15 de abril de 2010
PARANÁ – Local: Clube do Tênis
Período: De 25 a 18 de abril
Categoria 12 anos – Competição Encerrada
Categoria Universitário (de 02 a 05 de abril) – Competição encerrada
Categoria 14 anos ( de 08 a 12 de abril) – inscrições encerradas
Categoria 18 anos ( de 14 a 18 de abril) – inscrições encerradas
RIO GRANDE DO SUL
Local: Pontifícia Universidade Católica (Porto Alegre/ RS)
Informações: rs@copateniseu.com.br
Fax: (51) 3245-3925
categoria 12 anos – de 5 a 8 de maio – inscrições até o dia 3 de maio de 2010
categoria 14 anos – de 12 a 15 de maio – inscrições até o dia 10 de maio de 2010
categoria 18 anos – de 19 a 22 de maio – inscrições até o dia 17 de maio de 2010
categoria universitário – de 26 a 29 de maio – inscrições até o dia 24 de maio de 2010
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/ RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – inscrições até o dia 30 de abril de 2010
categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – inscrições até o dia 7 de maio de 2010
categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – inscrições até o dia 14 de maio de 2010
categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010
A programação dos jogos e as chaves estão disponíveis no www.trysports.com.br