Rio de Janeiro (RJ) – Destinadas a padecer no paraíso, as mães de alguns tenistas que disputam a etapa inaugural da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário no Rio de Janeiro enfrentarão uma leve provação neste domingo: passar o Dia das Mães à beira das quadras da Fazenda Clube Marapendi enquanto os filhos disputam as quartas-de-final da categoria 12 anos do torneio, a partir das 9h. Elas garantem que testemunhar as vitórias da prole em busca do prêmio oferecido aos 32 campeões da competição – uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona – compensa todo o sacrifício.
“Minha ideia inicial era viajar para comemorar o Dia das Mães com toda a família na serra, mas como a Yasmin venceu eu estarei aqui firme e forte. E com um sorriso enorme no rosto, porque ela teve um jogo duro na estreia e se superou para conquistar essa vaga”, orgulha-se Tânia Areas, mãe da tenista Yasmin Medeiros, aluna do Colégio São Paulo, que venceu Glória Figueira, do Colégio Everest, de virada por 4/6, 6/1 e 10/8. “Foi a primeira vez que a vi jogar um torneio grande e fiquei muito nervosa, foi muito disputado. Este torneio é muito especial porque tem muita coisa em jogo, aposta na educação atrelada ao esporte, então tenho que apoiá-la”.
Assim como Tânia, outras mães passarão seu dia assistindo a um torneio pela primeira vez na vida. Como a etapa inicial da Copa Itaú reúne tenistas da primeira categoria do tênis juvenil (ao longo do mês de maio estarão em quadra também tenistas das categorias 14 anos, 18 anos e universitário), a maioria das famílias ainda está sendo apresentada à realidade do esporte.
“Na nossa família todo mundo pratica esportes e alguns até competem em suas modalidades, mas no tênis realmente o calendário exige muito do atleta. E nessa fase em que os filhos são muito novos e temos que acompanhá-los, acaba acontecendo de perder um feriado ou mesmo o Dia das Mães. Mas no fim das contas vale a pena, principalmente se você começa a ver os resultados e se o seu filho está feliz”, diz Vivian Araújo, que viu a filha Tainá Mendes, do Colégio Santa Mônica, vencer Gabriela Pina, do Colégio Everest, por duplo 6/1.
Se para alguns a realidade das competições de tênis ainda é novidade, perder feriados, aniversários e outras datas especiais já faz parte da rotina da médica Yekka Martins, de 42 anos. Além de Ully Martins, aluna da Escola Parque que estreou na Copa Itaú com uma vitória tranquila sobre Sarah Viana por duplo 6/1, ela é mãe de Ingrid Martins, número 1 do ranking brasileiro e 6 do ranking sul-americano na categoria 14 anos e promessa do tênis nacional.
“Estou no lucro neste Dia das Mães! Pelo menos uma filha vai estar aqui, vou ver a Ully jogar e depois podemos comemorar. Já a Ingrid está disputando um torneio fora e não vai estar comigo. Mas já estou acostumada, não tem solução. Já perdi o aniversário de uma filha para acompanhar a outra, aniversário do marido…”, enumera Yekka.
Tanta dedicação é recompensada quando os filhos saem da quadra vitoriosos, mas sobretudo quando reconhecem o esforço dos pais.
“Fiz natação, vôlei de praia, vários outros esportes antes de encontrar o tênis e minha mãe sempre me apoiou. Agora ela está vendo que é isso mesmo que eu quero e está me dando muita força, deixa de viajar para eu poder jogar e me acompanha sempre. Sei que muitos pais não incentivam tanto os filhos e sou grata a ela por isso”, diz Yasmin Medeiros, emocionando Tânia.
Completando a rodada de abertura da categoria 12 anos feminino, Maria Jacobina, do Espaço Livre, derrotou Gabriela Pina, da Escola 23 de Abril, por duplo 6/0. Ainda neste sábado serão definidos, após rodada dupla, os classificados da chave masculina. As quartas-de-final das duas chaves serão realizadas neste domingo, a partir das 9h.
Próximas disputas – As inscrições para a categoria 18 anos vão até o dia 7 de maio; para a categoria 14 anos, até o dia 14; e para a disputa universitária, até o dia 20. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site www.trysports.com.br. Simultaneamente à disputa no Rio de Janeiro, tenistas do Rio Grande do Sul participam da competição nas quadras da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), em Porto Alegre. A seletiva gaúcha termina no dia 29 de maio.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis e Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Todas as seletivas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. Em outra atividade especial do evento, tenistas, pais, técnicos e profissionais da área de saúde, poderão assistir a uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. No Rio, a palestra ocorrerá no dia 22 de maio, sábado, às 14h, na sede do torneio.
Tanto a clínica quanto a palestra são abertas e gratuitas a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rj@copateniseu.com.br. O mesmo e-mail também deve ser usado para garantir lugar em qualquer uma das categorias da Copa Itaú.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
COPA ITAÚ – RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – 8 a 11 de maio – inscrições encerradas
Categoria 18 anos – 15 a 18 de maio – inscrições até o dia 7 de maio de 2010
Categoria 14 anos – 22 a 25 de maio – inscrições até o dia 14 de maio de 2010
Categoria universitário – 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010