Rio de Janeiro (RJ) – Tenistas cariocas mais bem colocadas no ranking nacional da categoria 16 anos, Juliana Gonçalves (Braga Carneiro) e Júlia Flórito (Instituto Elo) conquistaram neste domingo suas vagas na final da segunda etapa da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário no Rio de Janeiro, que reúne alunos-tenistas de até 18 anos na Fazenda Clube Marapendi. A competição, que premia com bolsas de estudo e treinamento na Espanha os campeões de cada uma das quatro categorias em disputa (12, 14, 18 anos e universitário), prossegue nesta segunda-feira com as semifinais masculinas, a partir das 13h. As decisões das duas chaves acontecem na terça-feira.
Juliana, melhor tenista do Rio no ranking brasileiro e cabeça de chave 1 do torneio, conquistou a vaga após derrotar Victoria Marinho (PH) por 6/0 e 6/2. Já Júlia Flórito, cabeça 2 da competição e segunda tenista carioca mais bem ranqueada nos 16 anos, passou por Renata Mello (Sto. Inácio) por 6/0 e 6/1.
“A Victoria é minha amiga e é sempre difícil enfrentá-la, mas felizmente consegui a vitória”, disse Juliana. “Venho de bons resultados nos últimos torneios, disputei alguns Futures e acho que meu jogo está num bom nível. Estou confiante, mas final é sempre complicado e tenho que dar o máximo de mim para conquistar esse prêmio, que é tão importante”.
As meninas terão um dia de folga antes da disputa da final da chave de simples. A programação desta segunda-feira prevê a realização das semifinais de simples da chave masculina e partidas de duplas. Na terça-feira serão conhecidos os tenistas que ganharão bolsas de estudo e treinamento na academia Sanchez-Casal, em Barcelona, uma das mais conceituadas do mundo.
Primeiro pré-classificado da chave masculina, Fernando Silveira (CES Petropolitano) derrotou Pedro Alves (Abel) por duplo 6/4 para garantir sua vaga na semifinal. Ele enfrentará nesta segunda-feira Pablo Vidal (I.NS.Piedade), que passou por João Branco (Recanto) com facilidade vencendo por duplo 6/1. Na parte de baixo da chave, a busca da outra vaga na final será entre Tiago Tabosa (Cetepis), que superou Bernardo Sanson (British) por 6/0, 1/6 e 10/3, e Pietro Jordão (Anglo-Americano), que derrotou Luís Henrique Silva (Liceu Nilo Peçanha) por duplo 6/3.
Categoria 12 anos conhece campeões – Depois de ser adiada em função do mau tempo no Rio de Janeiro durante a primeira etapa da Copa Itaú (originalmente prevista para acontecer entre os dias 8 e 11 de maio), a disputa da categoria 12 anos chegou ao fim neste domingo, revelando os primeiros campeões da seletiva carioca. Vitor Leal (Ramos Pinto) e Nicole Souza (Anglo-Americano) saíram vencedores da final foram os primeiros cariocas a carimbar o passaporte para a Espanha.
Numa final que reuniu os cabeças-de-chave 1 e 2 do torneio, Vitor Leal enfrentou uma verdadeira maratona de mais de mais de 2h para conquistar uma virada impressionante e derrotar o xará Vitor Monteiro (Esc.Mod. Cambaúba). Os dois tenistas, que haviam se enfrentado em outra final há pouco mais de uma semana, foram ao limite em quadra durante a equilibrada final, decidida apenas no match tie-break, e Leal levou a melhor, vencendo por (4/7) 6/7, 6/4 e 10/8.
“A gente se enfrentou há pouco tempo e conhece bem o jogo do outro, mas cada jogo é um jogo. Acho que a parte mental foi o que fez a diferença hoje, no final nós dois já estávamos muito cansados e conseguir manter a concentração foi fundamental”, disse Vitor, empolgado com a chance de viajar para o exterior pela primeira vez. “Estou muito feliz com essa vitória, nunca saí do Brasil e acho que vai ser uma experiência maravilhosa. Tenho muito o que aprender em todos os aspectos para melhorar meu jogo e acho que lá vou conseguir isso”.
Nicole Souza, também cabeça-de-chave 1 do torneio, derrotou Beatriz Leal (CEC Barra) por 6/1 e 6/0 para conquistar o cobiçado prêmio.
“O mais difícil foi manter a cabeça no lugar o tempo todo porque tinha muita torcida em volta, parecia o Maracanã! Mas acho que isso até me motivou, descontei tudo em quadra, fiquei focada e consegui vencer o jogo. Essa oportunidade de treinar fora vai ser muito importante para mim, preciso melhorar a parte física e técnica e acho que vai me ajudar também no aspecto mental. Só a experiência de estar lá já é um amadurecimento”, diz Nicole.
Após a disputa das categorias 12 e 18 anos, o Marapendi receberá alunos-tenistas da categoria 14 anos, entre os dias 22 e 25 de maio, e fechando a competição acontece a disputa da etapa universitária, de 27 a 30 de maio. Os formulários de inscrição estão disponíveis no www.trysports.com.br.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário coloca em jogo um total de 32 bolsas de estudo e treinamento em uma das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona, Espanha. Destes prêmios, 16 já foram conquistados nas etapas de São Paulo e do Paraná e a outra metade está em jogo no Rio de Janeiro e na seletiva do Rio Grande do Sul, que também está sendo realizada em maio. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular em quatro categorias com disputas de simples e duplas e inscrições gratuitas.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Todas as seletivas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. Em outra atividade especial do evento, tenistas, pais, técnicos e profissionais da área de saúde, poderão assistir a uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. No Rio de Janeiro, a palestra ocorrerá no dia 22 de maio, sábado, às 14h, na sede do torneio.
Tanto a clínica quanto a palestra são abertas e gratuitas a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rj@copateniseu.com.br. O mesmo e-mail também deve ser usado para garantir lugar em qualquer uma das categorias da Copa Itaú.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – disputa encerrada
Categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – em disputa
Categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – inscrições encerradas
Categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010