Porto Alegre (RS) – Com uma equipe de oito atletas, a Ulbra participa da disputa na categoria universitário da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010. “Eles estão muito motivados em representar a universidade, inclusive houve até uma procura maior pelas quadras para treinamento”, observa o técnico Fábio Rosa, 36 anos, sendo os últimos 11 dentro do campus da Ulbra localizado em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (28/05), os confrontos no masculino, pelas quartas-de-final, e no feminino começam às 9h, no Complexo Esportivo da PUCRS, na Capital Gaúcha.
“Este torneio é muito interessante e singular, porque é um dos poucos que olha para o tênis universitário”, assinala Fábio, que orienta, ainda, os alunos da escolinha infantil da Ulbra, instituição que conta com quadras de saibro iluminadas e com uma outra de piso sintético. “E, neste momento, a Copa Itaú está sendo importante também porque serve de preparação para os Jogos Universitários do Estado, que ocorrerão em agosto, na Ulbra”, completa o treinador.
Já a gerente operacional do Instituto Tênis, Gisele Faria, ficou impressionada com o nível acirrado entre os universitários. Tenista profissional na virada da década de 80 para a de 90, quando exibia uma poderosa direita, Gisele conta que ficou muito sensibilizada ao acompanhar as partidas nos 12 anos da Copa Itaú na etapa de São Paulo há alguns dias. “A gente fica tocada de ver as crianças dos projetos sociais tendo a oportunidade de jogar. Eles têm um brilho nos olhos; é o Roland Garros deles”, compara Gisele, que vai acompanhar os campeões nas duas semanas de treinamento na Academia Sanchez-Casal de Barcelona, na Espanha. Em 2009, ela esteve com o grupo vitorioso na unidade de Naples, na Flórida (EUA). “Realmente, se trata de um período muito valioso para eles, tanto no nível esportivo como pessoal”, conclui Gisele.
Na tarde desta quinta-feira, o primeiro pré-classificado, Yuri Radomsky (PUCRS) classificou-se às quartas-de-final depois de vencer Felipe Grendene (PUCRS) por duplo 6/0. “Meu saque entrou muito bem”, avalia Yuri, 54 do ranking nacional, que treina três horas diárias sob a orientação de Marcelo Dietze. Em outros resultados da terceira rodada (o número entre parênteses indica a pré-classificação), Guilherme Cunha (UFRGS/2) ganhou de Matheus Zenker (PUCRS) por duplo 6/0 e Renan Casa (UFPEL/7) superou Lucas Couto (PUCRS) por 6/2 e 6/0.
PREVENÇÃO DE LESÕES – Em todas as cidades-sede da Copa Itaú, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), mestre e doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. Na capital gaúcha, esse encontro ocorrerá no sábado, 29 de maio, às 14h, na sala 707 (sétimo andar), do Complexo Esportivo da PUCRS.
O Evento – Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros. A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.