Os alunos para os quais Cátia Allebrandt (Unisinos/São Leopoldo) dá aulas como professora de tênis teriam tido uma boa lição se tivessem assistido à final da categoria univeristário da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 na tarde deste sábado (29/05). Diante de Bruna Martins (UFSM/Santa Maria), ela demonstrou regularidade e sensatez. Venceu-a por 6/1 e 6/3. No masculino, o atual campeão Yuri Radomsky (PUCRS/POA) confirmou o favoritismo por 7/5 e 6/4 apesar da resistência oferecida por Roger Santos (Ulbra/Canoas). O troféu para a melhor escola ficou com o Colégio Farroupilha enquanto a PUCRS, sede da competição em Porto Alegre (RS), conquistou entre as universidades.
No início do segundo set, Bruna chegou a abrir 3 a 0. “Ela começou a acertar mais, e eu fiquei na defensiva. Mas depois me recuperei”, conta Cátia, 24 anos e estudante do quinto semestre de Educação Física. Em 2009, ela foi vice-campeã, mas agora sentirá o gosto de desfrutar o prêmio de duas semanas de treinamento na Academia Sanchez-Casal de Barcelona, na Espanha, em julho.
Nestas quatro semanas de disputas na Capital gaúcha, nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, a Copa Itaú totalizou 310 inscritos, representantes de 160 escolas e universidade públicas e privadas. “É praticamente o dobro de 2009. E também ficou muito saliente o desempenho dos tenistas do Interior do Estado, que conquistaram vários títulos (ver lista de campeões abaixo)”, observa o árbitro-geral, Daniel Levy.
Esporte também é educação – O técnico Chico Costa esteve na PUC neste último dia da Copa Itaú em 2010. “Fico muito feliz de constatar o crescimento de uma competição, que une esporte e educação. E é exatamente disso que nós precisamos”, afirmou o técnico do Instituto Tênis (IT) que orienta dois dos jogadores da instituição, José Pereira e Alexandre Bonatto, na Associação Leopoldina Juvenil. A perspectiva de Chico é se mudar para São Paulo no final do ano após a formatura em Educação Física. Aos 16 anos, ele iniciou a faculdade de Matemática Computacional, mas teve de abandoná-la para dedicar-se aos tênis, no qual atuou como profissional por 11 anos – na temporada 1999/2000 chegou a figurar entre os 140 melhores do mundo em simples., Chico – que também foi o capitão da Copa Davis durante três anos – está bastante entusiasmado com o IT e com o que a instituição, cujo patrocinador máster é o Banco Itaú, está proporcionando a uma nova geração de tenistas no País. Na etapa de São Paulo, nos 14 anos, por exemplo, as três primeiras colocadas são do IT (Beatriz Maia, Carolina Meligeni Alves e Júlia Gomide).
Prevenção de lesões – No início da tarde deste sábado, dezenas de pessoas assistiram à palestra sobre prevenção de lesões feita pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia (NEO). O mestre e doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP apresentou pesquisas sobre o tênis, duração dos jogos, fisiologia dos golpes, principais lesões e tratamentos possíveis. “Falamos desde os convencionais até os mais recentes e sofisticados, como o uso do plasma rico em plaquetas, uma técnica na qual sou um dos precursores no Brasil”, explica o também presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. “É muito gratificante compartilhar o conhecimento porque a maioria não sabe como as lesões funcionam e, naturalmente, como preveni-las”, conta o médico de 43 anos. “E as pessoas estão tão sedentas por informação que um estudo do NEO apontou que 94% se mostrou receptiva a este tipo de palestra”, completa ele. Tanto que está em tratativa colocar no site da Copa Itaú, a partir de 2011, os dados apresentados por Rogério.
Neste ano, o médico esteve em todas as cidades-sede da Copa Itaú, onde a palestra reuniu tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados no assunto.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário se propõe a realizar seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
O campeonato é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.