Santos (SP) – João Souza, o Feijão, venceu o argentino Diego Junqueira por fáceis 6/4 e 6/2 e conquistou o título do Santos Brasil Tennis Open neste domingo de muita chuva em Santos. Com a vitória, somou 80 pontos no ranking da ATP e faturou um cheque de US$ 5 mil. Com mais esse título, soma três troféus em torneios challengers na carreira e o primeiro jogando em casa. “Estou muito feliz com esse primeiro título no Brasil. Espero que isso seja só o começo. Quero ganhar muitos torneios”, disse o jogador, que na quarta-feira embarca para a temporada europeia de torneios. Sua principal meta é passar o quali de Roland Garros, em maio.
“Desde o começo do ano eu vinha treinando bem, mas estava faltando algo no meu físico que não me deixava avançar. Acabava perdendo por cãibras ou passava mal. Mas fiz exames, fui ao médico e passei a me sentir muito melhor e mais confiante no meu corpo e isso fez muita diferença,” explicou Souza, que no ano passado chegou ao 101º posto no ranking mundial e atualmente é o 175º colocado.
Depois de uma semana de muito sol e calor em Santos, o tempo virou e devido a uma insistente chuva, a final foi disputada na quadra coberta do Tênis Clube de Santos. Mesmo assim o público compareceu e apoiou o brasileiro contra Junqueira, que pelo vice-campeonato ganhou um cheque de US$ 3 mil e marcou 48 pontos na ATP, em que ocupa o 145º posto.
“Foi uma semana perfeita. Estou muito feliz com esse título. Desde o começo do torneio estava me sentindo bem e confiante e as condições de hoje, com a chuva e o jogo sendo transferido para a quadra coberta, acabaram me favorecendo. Se fosse na quadra aberta talvez o resultado tivesse sido mais apertado ou diferente, mas o tênis é assim e eu soube aproveitar. Entrei em quadra sabendo exatamente o que fazer e executei com perfeição,” comemorou Souza, dedicando a vitória à mãe Rosana, à família e ao treinador Diego Veronelli, que vibraram muito com ele durante os jogos.
Diretor da Santos Brasil, Marcos Tourinho, que entregou o trofeu de campeão a Souza, parabenizou os jogadores e animado com o retorno de uma grande competição de tênis internacional em Santos e todos os benefícios que o evento trouxe para a cidade garantiu o apoio ao evento em 2012.
O Santos Brasil Tennis Open é uma realização do Instituto Sports, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte, contando com o patrocínio da Santos Brasil, Itaú, Teleperformance, Intermédica, Stella Artois, Comgás e Asics, o apoio da Editora 3, do Tênis Clube de Santos e ATP Challenger Tour e a parceria da Federação Paulista de Tênis e da Try Sports.
A campanha de João Souza em Santos
1ª rodada: d. Marcelo Demoliner (BRA), por 6/4 6/3
Oitavas-de-final: d. Andres Molteni (ARG), por 7/5 7/6(3)
Quartas-de-final: d. Sebastian Decoud (ARG), por 6/2 6/7(3) 6/3
Semifinal: d. Ricardo Mello (BRA), por 6/2 1/6 6/3
Final: d. Diego Junqueira (ARG), por 6/4 6/2