A 1a etapa do Itaú Masters Tour 2011, realizada em Curitiba(PR) neste último final de semana reuniu alguns dos melhores nomes do tênis brasileiro de todos os tempos no Graciosa Country Club, em busca de uma vaga no Masters da competição e da premiação total de R$ 57 mil. A chave feminina, novidade do torneio nesta temporada, mostrou que as mulheres estão em grande forma dentro e fora de quadra. As presenças de Patrícia Medrado, ex-top 10 no ranking mundial de duplas, de Andréa Vieira, última brasileira a figurar no top 100 de simples e Gisele Miró, campeã Pan-americana em Indianápolis em 1987, entre outras, deu um colorido especial à disputa.
O jogo decisivo no qual a paranaense Gisele Miró e Eugenia Maia venceram Patrícia Medrado e Andréa “Dada” Vieira encantou a torcida com longos rallies e jogadas fantásticas. Até os jogadores da chave masculina aplaudiram a vitória por 6/3 6/2, que colocou Miró e Maia na liderança do primeiro ranking feminino na história do circuito.
“Elas estão em grande forma e até colocam um pouco de pressão no nosso jogo, depois de apresentações como essa,” brincou Fernando Roese enquanto assistia a final feminina.
No masculino, Roese e Júlio Goes não conseguiram parar a boa fase de Marcio Carlsson e Ricardo Acioly na competição paranaense e ficaram com o vice-campeonato ao perder por 6/2 7/6(4). Acioly comemorou o primeiro troféu da temporada lembrando que o título garante a participação no Masters do Itaú Masters Tour, único circuito de seniors da America Latina, que acontecerá em novembro, no Club Med de Angra dos Reis.
RANKING
O ranking do circuito prevê 12 pontos para os campeões de cada etapa, seis pontos para a dupla vice-campeã e 1 ponto para semifinalistas e define os integrantes do Masters. Desta forma, Gisele Miró e Eugenia Maia inauguraram o ranking feminino, liderando com 12 pontos, seguidas por Patrícia Medrado e Dada Vieira com seis e Silvana Campos, Andréa Meister, Sabrina Giusto e Roberta Burzagli com um ponto.
“Foi muito bom disputar o Itaú Masters Tour e vencer aqui em Curitiba. Sentir a emoção de jogar contra ex-adversárias do tempo de profissionalismo, foi como voltar no tempo, como se eu ainda fosse profissional, dava para “ler” as jogadas, saber onde a Dada colocaria a paralela, não é a mesma coisa quando jogo um torneio profissional com a minha filha (Isabela Miró), por exemplo. Tenho certeza de que todas vão treinar ainda mais para as próximas etapas,”disse Miró.
No masculino, Ricardo Acioly e Marcio Carlsson estão no topo da lista, com Júlio Goes e Fernando Roese em segundo e Thomaz Koch, Marcelo Saliola, Givaldo Barbosa e William Kyriakos empatados em terceiro.
Ao todo são três etapas classificatórias. Depois de Curitiba(PR), o circuito seguirá para São Paulo(SP) em junho e Rio de Janeiro(RJ) em agosto.
Ao patrocinar o Masters Tour, o Itaú propiciou a participação das mulheres no circuito, o que certamente incentivará a interação entre os atletas profissionais e o público, além de auxiliar no desenvolvimento e profissionalização do tênis brasileiro.
“Buscamos sempre estreitar o relacionamento nas comunidades onde atuamos com grande foco em ações que estimulem o desenvolvimento local por meio da cultura, da educação e do esporte. Escolhemos Curitiba para iniciar o Itaú Masters Tour pela grande importância da capital paranaense para o banco e esperamos que essa relação se fortaleça ainda mais após o evento”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco
O Itaú Masters Tour 2011 é uma realização da Try Sports, com o patrocínio do Banco Itaú, o co-patrocínio de Petrobras e Governo Federal- Brasil, País Rico é País sem Pobreza-, HP Impressoras e Multifuncionais e Asics – a marca esportiva oficial do circuito – e o apoio da Revista Tennis View e Try Floor Pisos Esportivos. A primeira etapa foi apoiada pelo Graciosa Country Club e Bourbon Curitiba Convention Hotel, da Rede Bourbon Hotéis & Resorts.