São Paulo (SP) – A MasterCard Tennis Cup é marco na carreira dos tenistas. Quem diz isso são os próprios jogadores que disputaram a competição nos últimos anos, em Campos do Jordão. Thomaz Bellucci, André Sá, Marcos Daniel, Marcelo Melo, Bruno Soares, Maria Fernanda Alves, Vanessa Menga e Ana Clara Duarte, entre muitos outros tenistas, guardam recordações especiais da MasterCard Tennis Cup. Confira o que representa o evento para eles e as lembranças que guardam da competição.
Thomaz Bellucci
Joguei algumas vezes em Campos. É um torneio gostoso, em uma cidade turística. Tive um bom resultado uma vez, em 2007, o que me traz uma lembrança especial do torneio. Fiz uma semifinal em um ano em que estava perto dos 200 do mundo e subi legal no ranking. Gosto de jogar e sempre joguei bem em lugares mais altos, como em Campos. Na época em que eu jogava Challenger, sempre incluía o torneio no meu calendário. Acho que, para os brasileiros, é bom ter um Challenger em local de maior altitude e em quadra rápida.
Marcos Daniel
O torneio, com os anos, ganhou tradição no Brasil. Foram dez edições até agora, e o público sempre comparece. Essa continuidade é muito importante. Joguei diversas vezes em Campos e um jogo que me marcou foi a semifinal de 2005, mesmo tendo perdido para o del Potro – o André [Sá] acabou ganhando dele na final.
Ana Clara Duarte
A primeira vez em que joguei em Campos tinha 15 anos [hoje tem 22 anos], então é um torneio bem especial para mim. Já tive de disputar quali, outra vez me deram WC [convite] e, nos últimos anos, consegui entrar com meu próprio ranking. Acho que o momento mais marcante foi quando ganhei da Jorgelina Cravero, em 2009. Ela defendia o título de 2008, era cabeça 1 do torneio, e eu ganhei em três sets, com meu treinador e meus irmãos assistindo e o apoio da torcida. Com certeza, foi muito especial.
Marcelo Melo
Meu momento mais marcante foi quando fui campeão de duplas com o André, nosso primeiro título juntos. É muito importante ter torneios desse nível no Brasil. Essa oportunidade é muito boa para os jogadores brasileiros que ainda não contam com apoio. [O título de duplas foi o primeiro de uma série de vitórias que levou Melo e Sá à semifinal de Wimbledon e a conquistarem 5 troféus de ATP juntos.]
André Sá
Com certeza, o momento mais marcante para mim foi a final de 2005, quando eu derrotei o del Potro. Minha esposa estava grávida, na torcida, e eu dediquei a vitória à nossa filha. É de uma importância enorme ter um torneio com tanta tradição como a MasterCard Tennis Cup. É uma chance para os brasileiros conseguirem pontos importantes no ranking sem ter de viajar para muito longe.
Vivian Segnini
Meu momento mais memorável foi em 2008, quando ganhei bons jogos, alcancei a semifinal e recebi muito apoio da torcida. A quadra central é especial para mim, me traz ótimas recordações. É muito importante para o tênis brasileiro ter um torneio como esse. Por muitos anos, foi o único Challenger feminino realizado no Brasil e sempre reuniu as melhores jogadoras do país. Além dos pontos e da premiação em dinheiro, a estrutura e as facilidades são muito parecidas com a dos grandes torneios. É uma vitrine do tênis nacional.
Bruno Soares
Para mim, o momento mais marcante foi uma semifinal de duplas que fiz ao lado do meu atual parceiro, o Marcelo Melo. A gente tinha acabado de sair do juvenil e ganhou o WC [convite]. Acabamos indo até a semi e ganhando de jogadores como Mario Ancic e Daniel Orsanic no caminho. Todo evento realizado no Brasil é muito importante para o tênis nacional, nos dá a oportunidade de jogar em casa, viajando pouco e gastando menos. E a MasterCard Tennis Cup ainda tem todo o charme da cidade de Campos do Jordão.
Joana Cortez
Um momento inesquecível foi a conquista do título de duplas em 2007, ao lado da Roxane Vaisemberg. A MasterCard Tennis Cup tem grande importância para o tênis brasileiro, porque oferece qualidade na organização, apoio aos atletas e visibilidade para patrocinadores, numa das cidades mais badaladas do inverno paulista.
Teliana Pereira
Sem dúvida, meu melhor momento na MasterCard Tennis Cup foi em 2007, quando ganhei meu primeiro Challenger, não só pelo fato de ter vencido, mas pela superação, pois fiquei doente durante o torneio. É o torneio [feminino] mais importante que temos no Brasil. As melhores tenistas do Brasil e da América do Sul participam, o que alavanca o tênis feminino brasileiro. Deveriam existir mais torneios fortes por aqui.
Maria Fernanda Alves
Meu momento mais marcante na MasterCard Tennis Cup foi quando venci em simples e duplas, em 2004, alcançando meu melhor ranking na WTA. Senti muita alegria e felicidade. É um torneio feminino de tradição, estampando na mídia brasileira as tenistas do Brasil.
Vanessa Menga
O meu momento mais importante foi em 2001, quando fiz duas finais, de duplas e simples, no mesmo dia. Perdi as duas, mas foi um ótimo campeonato. Sempre joguei bem em Campos e adoro jogar em quadra rápida e com a torcida brasileira ao meu lado. O torneio de Campos é importantíssimo para todas as nossas brasileiras se destacarem e adquirirem ritmo para os próximos campeonatos profissionais pelo mundo.
Monique Albuquerque
Acredito que passei por vários bons momentos na Mastercard Tenis Cup. Um dos mais marcantes foi quando fui para a final de duplas, em 2009, a minha primeira final em um torneio deste porte e de tanta tradição como este. A Mastercard Tennis Cup é extremamente importante para o tênis do Brasil, pois é a possibilidade de jogar um torneio de nível Challenger em casa. É também uma chance de melhorarmos nosso ranking e jogar com outras tenistas de alto nível.
Ricardo Mello
Sempre tive uma identidade com Campos do Jordão. Foi lá que conquistei meu primeiro Challenger, em 2001, e a Mastercard Tennis Cup, em 2002 e 2006. Ambos os títulos foram muito marcantes e, além disso, é um torneio que gosto muito de jogar. Os Challengers são torneios muito importantes e qualquer torneio desse nível, realizado no Brasil, é sempre bem-vindo. A Mastercard Tennis Cup é disputada na época de inverno, quando Campos e se torna o centro das atrações no Estado. Trata-se de um torneio que reúne gente bonita, num clima legal, bons jogos e boa premiação.