O Itaú Masters Tour, reunirá, de sexta a domingo, no Clube dos Caiçaras (Av. Epitácio Pessoa s/n) , no Rio de Janeiro, 11 medalhistas Pan-Americanos, que jogam pelo título da terceira etapa do único circuito de seniors da América do Sul, masculino e feminino, com a presença de alguns dos maiores nomes da história do tênis nacional. Thomaz Koch, João Soares, Nelson Aerts, Marcelo Saliola, Fernando Roese, William Kyriakos, Patrícia Medrado, Gisele Miró, Dadá Vieira, Luciana Tella e Vanessa Menga tentarão repetir a performance que os fizeram subir ao pódio representando o Brasil.
Ouro em simples e duplas, em Winnipeg (67); prata em duplas mistas e bronze nas duplas em São Paulo (63) e depois ouro por equipes em Indianápolis (87) e Havana (91), como capitão, o “mestre” Thomaz Koch, lembra os detalhes da vitória sobre Arthur Ashe, no Canadá. “Foi maravilhoso vencer o torneio com a torcida brasileira, com atletas do basquete liderados pelo Amauri e dando a maior força na vitória contra o Ashe. Na época o comparavam ao Cassius Clay – que ainda não era Muhammada Ali. E, de bandeja, ainda venci a dupla com Mandarino, meu parceiro de tantas batalhas.”
Gisele Miró, ouro em simples e bronze nas duplas, em Indianápolis (87) e que venceu a 1ª etapa do Itaú Masters Tour, neste ano, em Curitiba, diz que “graças ao Pan, é lembrada até hoje”. “Foi o maior resultado da minha carreira. Subir no pódio e ouvir o Hino Nacional é uma experiência indescritível. Assistia outros esportes e muitos atletas foram torcer por mim também. Tafarel, Romário e Bebeto viviam me pedindo bolinhas de tênis e até cheguei a treinar com a equipe de vôlei. Um ano depois ganhei um torneio WTA na Itália e o Oscar Schmidt”, que jogava basquete na cidade “foi quem me entregou o troféu”.
A conquista da medalha de Prata em simples, na Cidade do México (75), Patrícia Medrado, que depois chegou à 9ª posição no ranking mundial de duplas da WTA, conta que foi recebida como heroína em Salvador, sua cidade natal, na volta ao Brasil. “Ninguém esperava a medalha e no meu retorno ao Brasil culminou com uma volta olímpica a Fonte Nova, mostrando a medalha, em dia de clássico, junto com o futebolista baiano Leguelé, que também havia ganhado medalha para o esporte da Bahia”. Medalhista de ouro por equipes e bronze em simples em Havana,há 20 anos, o bicampeão do Masters Tour, Marcelo Saliola afirma: “Essa é uma conquista que ninguém tira de você e você lembra para sempre”.
Última brasileira a figurar entre as top 100 (foi 76ª em 1989), Dadá Vieira sabe da importância de representar o País. “Cheguei à terceira rodada de Roland Garros e a repercussão não foi a mesma que a das conquistas do Pan. É um privilégio disputar esse tipo de competição e não tem dinheiro que compre a sensação de estar lá”. Dadá foi ouro por equipes em Havana (91) e bronze por equipes e nas duplas em Mar del Plata (95).
Vanessa Menga, ouro em simples em Winnipeg (99); William Kyriakos ouro por equipes em Havana (91); João Soares bronze nas duplas na Cidade do México (75); Luciana Tella, bronze nas duplas e por equipes em Mar del Plata (95) e Fernando Roese, ouro em simples e bronze nas duplas mistas em Indianápolis (87) integram o time que participará da terceira etapa do Itaú Masters Tour a partir de sexta-feira, com entrada gratuita no Clube dos Caiçaras (Av. Epitácio Pessoa s/n). Esta é a nona temporada do Masters Tour que neste ano de 2011 incluiu a chave feminina na competição disputada no sistema de duplas e distribui um total de R$ 57 mil em premiação e pontos no próprio ranking que definirá os participantes do Masters, em novembro, no Club Med Rio das Pedras.
O circuito é uma realização da Try Sports, com o patrocínio do Banco Itaú, o co-patrocínio de Petrobras e Governo Federal- Brasil, País Rico é País sem Pobreza-, HP Impressoras e Multifuncionais e Asics – a marca esportiva oficial do circuito – e o apoio do BandSports, Revista Tennis View e Try Floor Pisos Esportivos. A segunda etapa é apoiada pelo Clube dos Caiçaras e pelos Hotéis Marina.
Calendário Itaú Masters Tour 2011
1ªetapa -Graciosa Country Club (Curitiba/ PR) – títulos para: Gisele Miró e Eugênia Maia / Ricardo Acioly e Marcio Carlsson
2ª etapa – de 17 a 19 jun – Club Athlético Paulistano (São Paulo/ SP) – títulos para: Dadá Vieira e Luciana Tella / Mauro Menezes e William Kyriakos
3ª etapa – de 26 a 28 ago – Clube dos Caiçaras (Rio de Janeiro/ RJ) – Av. Epitácio Pessoa s/n
Etapa Master – de 11 a 15 nov – Club Med Rio das Pedras (Angra dos Reis/ RJ)