Campinas – A derrota do Brasil na Copa Davis, neste domingo, depois do País estar vencendo a Rússia por 2 jogos a 1 e Thomaz Bellucci ter 2 sets a 1 de vantagem no quarto jogo, em Kazan, na Rússia, abateu também os tenistas que estão disputando a Tetra Pak Tennis Cup, torneio ATP Challenger Tour, em Campinas, que terá participação de Ricardo Mello. Tenista de Campinas, ele vem direto da Rússia para Campinas, onde estreia contra o português Pedro Sousa, na quarta-feira.
Companheiro de equipe de Mello na disputa dos próximos Jogos Pan-Americanos de Guadalajra, e jogador que marcou ponto para o Brasil no confronto anterior da Davis, contra o Uruguai, Rogério Dutra Silva, cabeça-de-chave 2 da Tetra Pak Tennis Cup, ficou com sentimentos misturados com a derrota. “É uma sensação estranha porque, por um lado a Rússia era favorita, mas estivemos a um ponto do Grupo Mundial. Fizemos tudo que tinha de ser feito, mas a vitória não veio. São coisas do esporte. Agora é voltar a se preparar para buscar a oportunidade mais uma vez.” Dutra Silva estreia nesta segunda-feira na Tetra Pak Tennis Cup, contra o argentino Joaquin Monteferrario, que veio do qualifying.
“Fiquei mal, especialmente pelo Bellucci,” disse Christian Lindell, brasileiro que joga pela Suécia e que está com quase tudo acertado para voltar a competir pelo Brasil. “Bellucci é muito criticado por todos e teve a chance de calar todo mundo, mas não aproveitou a oportunidade”, destacou Lindell, lembrando que o Brasil perdeu confrontos para o Equador e para Índia que, em tese, eram adversários mais fáceis e esteve bem perto de superar a Rússia, apesar do favoritismo, e também não aproveitou. “Foi uma pena”, lamentou.
Semifinalista da Davis em 1992, Fernando Roese, que está em Campinas como técnico dos tenistas Marcelo Demoliner e Tiago Camilo, acredita que o País precisa de uma equipe um pouco mais sólida. “Quando eu jogava, não tínhamos um jogador tão bom como o Bellucci, mas a equipe era mais homogênea. Falta um tenista um pouco mais próximo do Bellucci em experiência e ranking para o time ter essa solidez que falta ao Brasil hoje .”
Outro tenista que defendeu o Brasil na Davis no final da década de 70, e chegou à 74ª posição no ranking mundial de simples, João Soares, cujo filho Stefano estreia em um torneio profissional, na Tetra Pak Tennis Cup, afirmou que a derrota brasileira foi nos detalhes. “Bellucci jogou muito, mas faltou ser mais agressivo no match point. Gostei de atuação dele, bem mais do que nos últimos tempos. O Federer também não conseguiu explicar porque perdeu os match points contra o Djokovic no US Open.”
Futuro candidato a jogar pelo Brasil, Tiago Fernandes, ex-número um do mundo juvenil e que também joga a Tetra Pak Tennis Cup, estreando contra Caio Zampieri, também lamentou: “Doeu muito pelo fato de como foi o jogo, com Bellucci tendo dois match points. Estava assistindo à partida aqui no torneio. O Brasil jogou bem melhor do que das outras vezes e, por um ponto, não subimos para o Grupo Mundial”.
A chave principal da Tetra Pak Tennis Cup começa nesta segunda-feira, a partir das 12h, com entrada gratuita para o público, na Sociedade Hípica de Campinas. Stefano Soares abre o torneio ATP Challenger Tour diante do alemão Denis Gremelmayr. Em seguida o também juvenil João Pedro Sorgi encara o francês Laurent Recourdec. Às 17h, Rogério Dutra Silva enfrenta Joaquim Monteferrario, da Argentina, e às 19h, Francisco Zambon, de Campinas, joga contra Rafael Camilo. O outro jogo do primeiro dia de disputas da Tetra Pak Tennis Cup, que distribui U$ 50 mil em prêmios e pontos no ranking mundial, será entre os argentinos Pablo Galdon e Martin Alund.
A Tetra Pak Tennis Cup é uma realização do Instituto Sports, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte, com o patrocínio da Tetra Pak, co-patrocínio de Itaú, Stella Artois, Amil, Comgás, Braskem, Asics e Teleperformance, o apoio de Safran Morpho, Sociedade Hípica de Campinas, Secretaria de Esporte e Lazer de Campinas, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro,Tennis View, BandSports e ATP Challenger Tour e a parceria da Federação Paulista de Tênis e da Try Sports.
Programação desta segunda-feira, primeira rodada da chave principal
Quadra Central
12h
Stefano Soares (BRA) x Denis Gremelmayr (GER)
Não antes das 13h30
Laurent Recouderc (FRA) x João Pedro Sorgi (BRA)
A seguir
Marcelo Demoliner (BRA)/Nicolas Pastor (ARG) x Fabiano de Paula (BRA)/Gabriel Pereira (BRA)
Não antes das 17h
Joaquin-Jesus Monteferrario (ARG) x Rogério Dutra Silva (BRA)
Não antes das 19h
Rafael Camilo (BRA) x Francisco Zambon (BRA)
Quadra 1
16h
Pablo Galdon (ARG) x Martin Alund (ARG)
TETRA PAK TENNIS CUP
ATP Challenger Tour – US$ 50 mil
De 17 a 25 de setembro de 2011
Sociedade Hípica de Campinas
[Rua Buriti s/n – Estrada dos Sousas – Jardim das Paineiras – Campinas/ SP]
Entrada Gratuita