O Itaú Masters Tour volta à Bahia depois de três anos de ausência e agora, com uma novidade que deixa a disputa ainda mais interessante: a presença da chave feminina na competição. Desde a temporada passada que um dos maiores circuitos da América Latina reúne uma chave masculina e uma feminina, sempre com alguns dos nomes mais importantes da história do tênis brasileiro.
Nesta quinta e última etapa classificatória para o Master, o Itaú Masters Tour, em Salvador será disputado no Clube Bahiano de Tênis ( Rua 8 de dezembro, 525, Barra), de 26 a 28 de outubro, com entrada gratuita para o público e achave feminina, além de contar com duas tenistas locais que disputam o circuito nacional de seniors e vão representar o clube, Tania Meirelles e Verena Alcântara, também terá a ex-número 1 no Brasil e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e Santo Domingo e de bronze no Rio de Janeiro, Joana Cortez; Luciana Tella, líder do ranking nacional em três temporadas (1994, 1995 e 1996), integrante da equipe brasileira da Fed Cup, além de ter conquistado outros 12 títulos no circuito profissional. Nos Jogos Pan-Americanos, foi bronze em Mar del Plata e técnica das duplas medalha de ouro em Winnipeg e Santo Domingo.
Completam a lista a paulista Roberta Burzagli, última brasileira a vencer o Banana Bowl na categoria 18 anos, Ana Paula Zannoni, Sumara Passos e a baiana Patrícia Medrado, uma das maiores atletas do Brasil no tênis feminino. Medrado chegou a ser a 48a do mundo em 1982.
No masculino, uma das grandes atrações, além do eterno mestre Thomaz Koch, é opaulista Alexandre Simoni, que entrou para o circuito nesta temporada. Ele representou o Brasil na Copa Davis durante três anos e disputou torneios importantes como Australian Open, Wimbledon e US Open, além de ter vitóriassobre destaques como Fernando Gonzales, Guillermo Cañas, Guillermo Coria, Juan Ignacio Chela, Marat Safin, David Nalbandian, Nikolay Davydenko, Franco Squillari, Marc Rosset e Alberto Berasategui.
Aposentado há poucos anos do circuito da ATP, Simoni só agora entrou para a seleta lista de atletas do Itaú Masters Tour, que tem entre os pré-requisitos para participação ter idade superior a 30 anos, que tenham sido campeões brasileiros, finalistas de ATPTour ou representantes do País em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa Davis ou Fed Cup. Por si só, as exigências elevam o nível da competição e tornam os jogos muito mais interessantes para o público fã dos grandes astros do tênis brasileiro.
O Itaú Masters Tour é jogado em duplas e as partidas da primeira rodada do masculino são jogadas na sexta-feira. No sábado, entram em quadra homens e mulheres, para as semifinais e as finais acontecem no domingo pela manhã. Sempre com entrada gratuita para o público. Esta é a quinta etapa do Itaú Masters Tour, que já passou por Curitba(PR), Rio de Janeiro(RJ), São Paulo(SP), Brasília(DF) e termina no mês de novembro, com a Grande Final no Club Med de Angra dos Reis.
A 10ª temporada do Itaú Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Itaú, co-patrocínio da ASICS – a marca esportiva oficial do circuito -, HP Impressoras e Multifuncionais, Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza – e Oi e Samsung, além do apoio de Try Floor Pisos Esportivos e Revista Tennis View. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br.
CALENDÁRIO DE 2012
1ª etapa – de 09 a 11 mar – Curitiba/ PR
2ª etapa – de 18 a 20 mai – Rio de Janeiro/ RJ
3ª etapa – de 29 jun a 01 jul – São Paulo/ SP
4ª etapa – de 24 a 26 ago – Brasília/ DF
5ª etapa – de 26 a 28 out – Salvador/ BA
Master – de 14 a 18 nov – Angra dos Reis/ RJ