O esporte pode e deve se tornar uma ferramenta educacional. Como potencializar, investir, o que aprender com as Olimpíadas de Londres e como integrar políticas governamentais com o setor privado foram alguns dos temas debatidos na segunda edição do Fórum Nacional do Esporte, realizada em 1º de setembro de 2012, no Centro de Convenções do WTC Sheraton, em São Paulo. Durante o evento, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e apoiado pela TRY SPORTS, 342 participantes presenciaram palestras e participaram de debates.
Pela primeira vez, três ministros se reuniram para discutir sobre a importância do esporte na formação do cidadão. O governador Geraldo Alckmin também esteve presente, assim como os secretários do Esporte municipal, Tony Moreno, e estadual, José Benedito Fernandes.
“Este não é um trabalho solitário, mas que funciona em conjunto. A educação, saúde e o esporte possuem força e condições de evoluir com eficiência”, afirmou João Doria Jr., presidente do LIDE, que completou: “Mostrar a dimensão de um encontro que traz três ministros, o governador, personalidades, atletas e empresários traz todo o sentimento de brasilidade. Essa garra que faz transformar o esporte brasileiro, mesmo com toda dificuldade que existe. A superação é possível e vamos fazer essa transformação na Copa, nos Jogos Olímpicos e no dia a dia do esporte e da educação”.
Paulo Nigro, presidente do LIDE Esporte, ressaltou a importância da divulgação da Lei do Incentivo ao Esporte, tema da palestra do ministro Aldo Rebelo, como ferramenta para estímulo ao investimento na formação de atletas. “É importante tornar as leis do esporte mais conhecidas junto ao empresariado com o objetivo de desmitificar e mostrar sua importância para a valorização das suas práticas”.
Durante o ciclo de palestras, Cândido Leonelli, diretor executivo de Tecnologia e Marketing do Bradesco, e Jorge Nasser, diretor de Marketing do banco, apresentaram as lições que o Brasil pode tirar após os Jogos de Londres. Já Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB, falou sobre o potencial brasileiro para as Olimpíadas de 2016, ressaltando o poder das modalidades esportivas coletivas. Oscar Schmidt finalizou a rodada de palestras emocionando o público com a história de sua carreira, mostrando que um jovem pode alcançar o sonho de ser um atleta com muita dedicação.
Atletas que encantaram gerações deram coro ao discurso, demonstrando a importância do incentivo a crianças e jovens que sonham com o estrelato, mas não possuem a estrutura necessária. “Quando o empresário investe, ele quer o resultado rapidamente, quer medalha, reconhecimento. Dessa forma, o investimento só acontece onde há esta certeza, no esporte de resultado, enquanto necessitamos de investimentos no esporte de base para alcançarmos o patamar de resultados”, afirmou Raí, que esteve ao lado de Ana Moser, Hortência, Robson Caetano, André Domingos, entre outros grandes nomes do esporte.
A necessidade de integração entre todos os setores do governo foi bastante explorada nos discursos realizados durante o Fórum. “Precisamos de estratégias para atingir as pessoas de baixa renda, além de trabalhar em conjunto e integrados com ministérios, estados, municípios e a sociedade para chegar à baixa renda e escolaridade”, comentou Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
MANISFETO – Logo na abertura do 2º Fórum Nacional do Esporte foi apresentado um manifesto, que pediu ao governo mais atenção com a educação física no Brasil. O documento solicita a criação de um Comitê interministerial, com o propósito de deixar um legado para o esporte no País. Uma das sugestões é que, em 10 anos, a prática esportiva exista em 100% das escolas públicas do Brasil. Em pesquisa realizada pelo Ibope em 2011, constatou-se que 30% de instituições públicas de ensino não possuem espaços para atividades físicas.
HOMENAGENS – O Fórum foi finalizado com um justo reconhecimento por aqueles que brilham pelo esporte nacional. O primeiro homenageado foi Gustavo Kuerten, que possui uma carreira brilhante e, mesmo após aposentado, tem atenção voltada para causas sociais. “Achei sensacional a iniciativa desse evento e eu só tenho que reverenciar e me sentir privilegiado. Fica evidente o desenvolvimento de São Paulo nas áreas de educação, saúde, segurança pública e o potencial do Brasil. Recebo este troféu que tem um pedacinho da minha parte e de muitos que estão aqui e que também são responsáveis por eu estar sendo homenageado”, afirmou Guga. Também estiveram em destaque os medalhistas olímpicos que participaram do evento. Serginho e Lucão, do vôlei, Rafael Silva, bronze no judô, e Adriana Araújo, bronze no boxe, subiram ao palco e receberam placas pelo resultado alcançado em Londres. “É muito importante estar presente nesta linda homenagem para destacar os atletas importantes do Brasil”, finalizou Paulo Nigro, presidente do Lide Esporte.
O 2º Fórum Nacional do Esporte tem patrocínio do BRADESCO e da SKY e apoio da P&G, REDE GLOBO e AOC. A colaboração é da AMBEV, BRASKEM, GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, SANOFI e WIZARD. AR FERNANDEZ, CDI, DECOR BOOKS, HOSPITAL ALBERT EINSTEIN e M&C SAATCHI são fornecedores oficiais. O apoio institucional é da ATLETAS PELA CIDADANIA, MINISTÉRIO DO ESPORTE e TRY SPORTS. EDITORA TRÊS (ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO e ISTOÉ 2016), RÁDIO BAND NEWS FM, RÁDIO BANDEIRAMENTES AM, RÁDIO BRADESCO ESPORTE FM, TV+ e revista LIDE são mídia partners.
Sobre o LIDE – Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui nove anos de atuação. Atualmente tem 1224 empresas filiadas (com os braços regionais e internacionais), que representam 47% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.