Esporte que lembra o tênis em alguns aspectos, além do nome, o tênis de mesa traz inúmeros benefícios à saúde e pode se praticado por pessoas de todas as idades. É o que comprova o mesatenista Hugo Hoyama, em entrevista concedida no Club Med Rio das Pedras, durante a etapa de encerramento do Itaú Masters Tour, em Angra dos Reis (RJ). Hugo falou desta modalidade esportiva e também de sua importante carreira.
“O tênis de mesa mexe com o corpo todo, é uma atividade aeróbia (por ser de longa duração) e anaeróbia (pois também há pontos curtos), exige muita agilidade, além de trabalhar a parte mental. Então, os jogadores acabam fazendo muita movimentação de pernas e gastam muitas calorias”, explicou o detentor de 10 medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.
Nesta quinta-feira (14/nov), Hoyama coordena um torneio infantil de tênis de mesa no Club Med, com 19 participantes, no qual o campeão vai desafiá-lo. “Vai ser muito legal para a garotada. Vão fazer algo diferente e aproveitar para relaxar um pouco. Ano passado já participei do Itaú Masters Tour e foi um sucesso. Acho que vai ser muito divertido”, comentou o paulista.
Com 37 anos de carreira, Hoyama ainda disputa alguns torneios de tênis de mesa, como campeonatos brasileiros e Jogos Abertos do Interior. Mas, desde março deste ano, está trabalhando como técnico da seleção feminina brasileira da modalidade. “Pretendo diminuir as competições a partir do próximo ano. Meu objetivo agora é conseguir bons resultados com as meninas da seleção no Pan de 2015 e nas Olimpíadas de 2016”.
Além do trabalho como treinador, o mesatenista é presidente do Instituto Hugo Hoyama, que busca promover a inclusão social através do tênis de mesa, contribuindo para a formação educacional, cultural e para melhora da qualidade de vida dos participantes. “Desde 2011, estamos ajudando a disseminar o tênis de mesa nas escolas de Santo André. Quero também poder ajudar a promover o esporte no Brasil”, explicou.
O jogador de 44 anos Hoyama, dedicou a maior parte de sua vida para o tênis de mesa. Começou a praticar o esporte com sete anos de idade, no Palestra de São Bernardo, clube de sua cidade. Com oito anos já treinava todos os dias. Participou de seis edições dos Jogos Olímpicos, sendo que seu melhor resultado foi nas Olimpíadas de Atlanta (1996), em que conquistou o 9º lugar na prova de simples e seu melhor ranking mundial foi 51º, em 1996.
Com uma carreira de sucesso, Hoyama não se esquece do valor da família em sua vida. “Eu adoro o esporte e estou sempre pronto para as viagens e treinos. Desde pequeno eu já pensava grande, que queria ser um dos melhores no tênis de mesa. Mas, grande parte da minha motivação está ligada em trazer alegria para a minha família, acho que eles têm papel fundamental na minha vida”, finalizou.
O EVENTO – O Masters Tour foi lançado em 2003, apenas com disputas masculinas, ganhando uma chave feminina em 2011, quando passou a ser patrocinado pelo Itaú. A competição é disputada entre duplas formadas por campeões brasileiros, finalistas de Torneio ATP e representantes do País em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa Davis e Fed Cup. A temporada 2013 teve início em Curitiba (PR), passando por Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP), antes de chegar ao Club Med Rio das Pedras.
OS MELHORES DO EVENTO – A etapa de Angra dos Reis define os melhores tenistas da temporada, no circuito. O título já foi conquistado por Fábio Silberberg (2003 e 2004), Júlio Góes (2005), Danilo Marcelino (2006), Nelson Aerts (2007), João Soares (2008), Marcelo Saliola (2009 e 2010), Márcio Carlsson (2011), Givaldo Barbosa (2012), Andréa Vieira (2011) e Ana Paula Zannoni (2012). Sete jogadores têm chance de vencer o título de campeão do circuito. Na lista masculina o líder do ranking é Júlio Silva, com 25 pontos, logo atrás estão Ricardo Mello (24 pontos), Pablo Albano (23) e Roberto Jábali (18). No feminino, Ana Paula Zannoni lidera com 37 pontos, seguida por Sumara Passos (31 pontos) e Luciana Tella (26). Os jogos começam nesta quinta-feira (14/11) e terminam neste sábado (16/11).
MÍDIAS SOCIAIS – O Itaú Masters Tour está presente no Twitter (@trysportsbrasil), Facebook (/trysportsbrasil) e Instagram (trysports). A hashtag oficial do evento é #ItaúMastersTour
A 11ª edição do Itaú Masters Tour é patrocinada pelo Itaú, com a organização da Try Sports. A etapa de Angra dos Reis é co-patrocinada por Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, Braskem, PSA Peugeot Citroën – o carro oficial -, Amil, Azul – a transportadora oficial -, MDS e Faberg Tennis Tour, com o apoio de Época, Época Negócios, Trousseau e Babolat – bola oficial.