Principal patrocinador do circuito de tênis de seniors Masters Tour, o Itaú tem uma ligação longa e duradoura com a modalidade, apoiando todas as categorias do esporte, da base ao alto rendimento. Na fase de iniciação, o banco apoia o Caravana do Esporte, um programa itinerante, com diversas modalidades esportivas, que atende municípios indicados pelo Unicef.
“É um programa fantástico que leva o esporte a comunidades carentes. Traz a vivência esportiva para as crianças que participam e dá respaldo aos professores. Esse programa acaba mudando a realidade dos que estão envolvidos e os jovens passam a ter mais consciência sobre a vida”, disse a ex-tenista profissional Patrícia Medrado, que foi atleta voluntária do projeto. Desde 2009, a ação já capacitou quase 18 mil professores de 17 estados brasileiros, beneficiando mais dois milhões de crianças, de forma direta e indireta.
O banco apóia também o Centro de Treinamento Itaú/ Instituto Tênis, projeto que visa a formação de atletas de alto rendimento na fase juvenil e no período de transição para o profissionalismo.
“O Instituto oferece toda a parte do treinamento de quadra e também uma estrutura interdisciplinar, com fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, fonoaudiólogo e assessora educacional. Faz também toda a parte de planejamento de competições, fazendo com que o atleta só se preocupe em jogar. Além disso, nossa preocupação com os estudos é muito grande, os tenistas têm um acompanhamento da assessora educacional, que ajuda para que eles não fiquem defasados na aprendizagem por conta das viagens para os torneios”, explicou Cristiano Borrelli, diretor executivo do InstitutoTênis.
Ainda nesta fase de formação esportiva, o Itaú patrocina o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, a Liga de Desporto Universitário e o Circuito de Tênis Escolar e Universitário. Na fase de formação de atletas potenciais, o banco se destaca como principal patrocinador do Circuito Itaú de Tênis Feminino, torneio internacional da série Future, e apóia competições da série ATP Challenger promovidas em diversas cidades do Brasil.
“O Itaú acredita que o apoio ao esporte é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Começamos a investir no tênis brasileiro na década de 70, promovendo a iniciação esportiva, por meio da educação e inclusão social. Nossas iniciativas passam por projetos que visam a formação de atletas potenciais de alto rendimento até o apoio a grandes torneios como o Masters 1000 de Miami, ATP 500 do RJ, ATP 250 de Viña del Mar, além de Challengers e Futures. Com o Itaú Masters Tour, queremos difundir ainda mais o apoio a esta prática, incentivando a interação entre os atletas amadores e profissionais. Acreditamos que desta forma contribuímos para o crescimento do esporte no Brasil”, ressaltou Fernando Chacon, diretor executivo do Itaú Unibanco.
Chacon, Medrado e Borrelli estão no Club Med Rio das Pedras, na etapa de encerramento da 11ª edição do Itaú Masters Tour, que teve início no dia 13 de novembro e se estende até este sábado (16/nov), quando serão definidos os melhores tenistas do circuito na temporada. A competição é patrocinada pelo Itaú, com a organização da Try Sports. A etapa de Angra dos Reis é co-patrocinada por Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, Braskem, PSA Peugeot Citroën – o carro oficial -, Amil, Azul – a transportadora oficial -, MDS e Faberg Tennis Tour, com o apoio de Época, Época Negócios, Trousseau e Babolat – bola oficial.
Notícias relacionadas