Ex-número 1 do mundo em duplas e Top 30 em simples, o ídolo do tênis espanhol Sergio Casal se mostrou bastante entusiasmado com o desempenho dos brasileiros que estão em Barcelona usufruindo do prêmio oferecido pela Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010: uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis. As atividades acontecem na Academia Sanchez-Casal, fundada por Sergio e por seu antigo parceiro de duplas Emilio Sanchez, também destaque do circuito mundial. “Estou feliz porque vejo que todos estão aproveitando a oportunidade. Tenho tido um retorno bom de todos os treinadores, que dizem que os tenistas estão treinando muito bem e animados”, contou Casal.
Os 32 brasileiros viajaram à Espanha em 17 de julho e o retorno do grupo ao Brasil está previsto para o dia 31 deste mês. A rotina diária dos tenistas tem sido de treinos em quadra, preparo físico e aulas de inglês ou espanhol, de acordo com a escolha de cada atleta. Além disso, no último final de semana, os tenistas também participaram de um passeio cultural pela cidade, que é um importante destino de turistas de todo mundo. “É importante valorizar o esforço do Banco Itaú, porque graças a esta iniciativa se criam oportunidades e se promovem o esporte”, disse Sergio Casal, referindo-se ao patrocinador principal da competição que realizou seletivas estaduais entre estudantes de instituições de ensino público e particular do Paraná, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e de São Paulo, sem cobrar taxa de inscrição e oferecendo estrutura de alto nível para os participantes.
Nos últimos dias, os fortes treinamentos na Sanchez-Casal têm sido dificultados pelo calor e pela umidade, condições climáticas que aumentam o peso da bola e exigem um esforço extra dos atletas dentro de quadra, mas nada que tire o ânimo dos brasileiros, que além de conhecer de perto os segredos da escola espanhola de tênis, também aproveitam o período para testar seu nível de jogo contra atletas de diversas partes do mundo. A entrega dos brasileiros aos treinos, aliás, tem sido uma das maiores provas de identificação desses jovens com a filosofia da academia. “É importante que desde jovens eles possam aprender a partir dos valores, a educação através do esporte. Porque esses valores servirão para toda vida, em qualquer projeto futuro”, afirmou Sergio Casal.
Os destaques da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com uma ampla estrutura para realizar suas atividades na sede de Barcelona da Academia Sanchez-Casal. Lá eles têm à disposição técnico, preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Ao final dos períodos de treinos, cada atleta receberá uma avaliação completa de sua condição técnica. Outras informações sobre o evento, que foi lançado em 2009, estão disponíveis no www.trysports.com.br.
A lista de contemplados com o prêmio da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 inclui tenistas já consagrados e até medalhista pan-americana, como é o caso da carioca Joana Cortez (Estácio de Sá), até jovens que nunca saíram do país, como o paulista Leandro Queiroz (Unitalo). O quadro de campeões que estão na Espanha se completa com outros 30 destaques. Nos 12 anos estão os paulistas Igor Schattan (C. Jean Piaget) e Ana Luíza Farinha (C. São Luís), os paranaense Eduardo Zukovski (C. Sapiens) e Lara Oliveira (C. Santa Cruz), os cariocas Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (C. Anglo-Americano) e os gaúchos Natália Chundo (C. Farroupilha) e Orlando Luz (E.E. Princesa Isabel); nos 14 anos aparecem os paulistas Osni Santos Jr. (C. Progresso) e Giovanna Mirshawka (C. Pentágono), os paranaenses Marcelo Tebet Filho (C. Marista) e Jéssica Lee (C. Marista), os cariocas Lucas Biato (C. Palas) e Beatriz Lima (CEAT) e os gaúchos Stefano Blatt (C. Sinodal) e Suellen Abel (C. Fundação Evangélica); nos 18 anos, os paulistas Lucas Vaz (C. Fleming) e Manoela Chiacchio (Soc. Campineira), os paranaenses Fernanda Amaral (C. Positivo) e André Tavares (Instituto de Identificação do Estadual de Maringá), os cariocas Pietro Jordão (C. Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (C. Braga Carneiro) e o gaúcho Gabriel Friedrich (C. Centenário); e no universitário estão os paranaenses Valter Mori (FAE) e Larissa Miura (UFPR), os cariocas Felipe Lemos (PUC) e Joana Cortez (Universidade Estácio de Sá) e os gaúchas Yuri Radomsky (PUC) e Cátia Allebrandt (Unisinos) e a paulista Daniela Monfredini (Fefisa).
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 foi uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia (NEO), em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.